Banner

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Questão 62 - Prova da Petrobras - Economista Júnior 2012

Dois países são idênticos em termos de dotações de fatores de produção, de tecnologia disponível para produção de dois produtos, X e Y, e de demandas internas por X e por Y. Suponha que haja economias de escala na produção de X e de Y e que os custos de transporte de X e de Y sejam despresíveis.
Se houver comércio livre entre esses dois países,
(A) a economia de maior porte se especializará na produção de Y.
(B) a economia de maior porte se especializará na produção de X.
(C) os ganhos de bem-estar devidos ao comércio internacional serão desprezíveis.
(D) o padrão de comércio será indefinido, não se sabendo, previamente, quem se especializará na produção de X ou de Y.
(E) ambas as economias produzirão tanto X quanto Y, não ocorrendo especialização.

Resposta Comentada:

A questão aborda os conceitos do chamado teorema de Hecksher-Ohlin ou teorema da dotação relativa de fatores. Suas hipóteses são: 2 países, 2 produtos e 2 fatores de produção, as tecnologias empregadas são idênticas, as demandas pelas produtos ou as curvas de utilidades nos dois países também são iguais, a produção do bem X é intensiva no fator de produção 1 e a função de produção de Y é intensiva no outro fator de produção.

No entanto o enunciado não nos diz qual é o fator de produção abundante em cada país o nos impossibilita afirmar qual país se especializará na produção de X e de Y, logo as alternativas A e B estão incorretas. Uma das conclusões apresentadas no modelo são os ganhos do comércio livre entre nações, que sempre irá ocorrer independente de qual produto venha a produzir cada país o que faz com que a alternativa C também seja incorreta. Encontramos a resposta correta na alternativa D, pois desconhecendo a especialização de cada país não podemos determinar o padrão de comércio entre eles. A especialização sempre irá ocorrer na hipótese de livre comércio, pois os ganhos do mesmo serão sempre superiores aos ganhos de produção em autarquia.

Aqui deixo um comentário que pode fazer com que a questão seja passível de anulação. Na hipótese de dotação relativa de fatores igual nos dois bens nas duas economias, hipóteses essa que não é excluída pelo enunciado da questão, fará com que a questão tenha duas alternativas corretas letras B e E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário